quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Suflê de morango

Aproveito o post pra elogiar um dos mais criativos presentes de amigo oculto que já ganhei*

Quem me conhece sabe que eu adoro cozinhar. Sabe também que minha especialidade são as sobremesas. Só que até ontem, antes de ir pra cozinha, eu sempre corria pra internet ou recorria a algum livro pra achar a receita que eu queria. Pois é, até ontem. Porque hoje, pela primeira vez na vida, criei minha própria receita! Começou assim: minha mãe comprou morangos e eu pensei em fazer um marshmallow pra acompanhar. Mas aí descobri que marshmallow precisa de gelatina e hoje é feriado em Belo Horizonte. Então fiz um suspiro, mas não levei ao fogo, e taquei os morangos lá dentro, com um povo de ovomaltine por cima pra decorar. Depois disso fiquei pensando: e se eu fizesse um suflê doce? Daí bati umas claras de ovo, joguei açúcar e farinha de trigo, morango, ovomaltine, levei ao fogo e, adivinhem? Ficou ma-ra-vi-lho-so.

Talvez a avó de alguém já faça essa receita desde o século 19, desse mesmo jeito. Mas como nesse caso a escolha dos ingredientes, quantidades, tempo e temperatura de cozimento foi decisão única e exclusivamente minha (baseada em minhas experiências prévias na cozinha, obviamente), num jogo de tentar adivinhar que textura aquilo poderia ter depois de assado - o que eu fazia ideia, mas não poderia ter certeza - então vou batizar de "Suflê de morango Holiday" (porque hoje é feriado). Ficou fofo, suculento, doce na medida e bem leve. E o melhor: é super simples de fazer. Parabéns pra mim e pro meu suflê de morango. We rock!

Para quem já está com água na boca, voilà a receita:

Ingredientes:
- 3 claras de ovo
- 6  colheres (de sopa) de açúcar peneirado
- 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
- meia caixa de morangos picados em cubos
- ovomaltine

Modo de fazer:
Bata as claras em neve até ficarem bem consistentes. Acrescente o açúcar e bata novamente, até ficar bem brilhante. Acrescente a farinha de trigo, mexa com uma colher e bata pela última vez. Despeje metade dessa massa num pirex untando, cubra com morangos e polvilhe ovomaltine. Acrescente o restante da massa e polvilhe ovomaltine mais uma vez. Coloque para assar em fogo médio pré-aquecido (não muito aquecido), espere uns 10 a 15 minutos e retire do fogo. Have fun!

*P.s.: o suflê ficou tão bonito que, antes mesmo de pensar em tirar uma foto, eu e minha mãe já tínhamos devorado metade dele.

-----------------------------------

Ceux qui me connaissent savent que j'aime faire la cuisine. Et ils savent aussi que mon spécialité sont les desserts. Mais jusqu'au jour d'hier, avant d'aller à la cuisine je cherchais toujours sur internet ou sur un livre la recette que je voulais faire. Oui, jusqu'au jour d'hier. Puisque aujourd'hui, pour la première fois de toute ma vie, j'ai crée ma propre recette! Voilà ce qui s'est passé: ma mère a acheté des fraises et moi, j'ai pensé à faire un marshmallow pour manger avec. Mais j'ai découvert que pour faire un mashmallow il faut de la gélatine et aujourd'hui il est jour férié chez moi. Alors j'ai fait un meringue, pourtant je ne l'ai pas fait cuire. Puis j'ai mis les fraises et un peu de l'Ovomaltine pour dresser. Après cela j'ai réfléchi: et si je fais un soufflé sucrée? Alors j'ai monté quelques blancs d'oeufs en neige, j'ai ajouté du sucre et de la farine de blé, des fraises, de l'Ovomaltine, j'ai fait cuire et, devinez-vous? C'était tout simplement merveilleux!

Peut-être la grand-mère de quelqu'un prépare déjà cette recette depuis de 19eme siècle, avec les mêmes ingrédients. Mais comme dans ce cas-là le choix des produits, des quantités, du temps et de la température de cuisson c'était décidé seulement par moi-même (évidemment basé sur mes expériences précédentes à la cuisine), et cela c'était un peu une jeu où on je devais deviner quelle texture cela aurait après mis au four - j'avais une idée, mais je n'était pas du tout sûre - alors j'appellerai la recette "Soufflé de fraises Holiday" (parce qu'aujourd'hui il est jour férié). La résultat est un dessert doux, juteux, sucré à la bonne mesure et très légèr. Et aussi très simples à faire. Félicitations à moi et à mon soufflé de fraise. We rock!

Voilà la recette:


Ingrédients:
- 3 blancs d'ouefs
- 6 cuillers à soupe du sucre (passé au chinois)
- 6 cuillers à soupe de la farine de blé
- Une demi barquette de fraises coupée en dès
- Ovomaltine  


Préparation:
Monter les blancs d'oeufs en neige et puis ajouter le sucre. Continuer à monter, jusqu'à que ça soit brillant. Ajouter la farine, mélanger avec une cuillère et monter une dernière fois. Mettre la moitié de la pâte dans un pyrex beurré, ajouter les fraises et saupoudrer l'ovomaltine. Mettre l'autre moitié de la pâte et saupoudrer l'ovomaltine encore une fois. Mettre au four pré chauffé (pas très chaud), pendant 10 à 15 minutes. Have fun!

*P.s.: le soufflé avait l'air si bien que avant même de penser à prendre une photo, ma mère et moi on en avait déjà mangé la moitié.

2 comentários: